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6 mitos sobre a água que você deve saber | Nutrição

Mito 1: você Tem que beber 8 copos de água por dia.

Realidade: Segundo o Instituto de Instituto de Pesquisa de Água e Saúde (IIAS), o sexo masculino precisa da quantidade diária de 3 litros de água, enquanto que as mulheres só precisam de 2,2 litros. Pode ser que você está quantidades se pareçam um pouco desorbitadas. No entanto, apenas com a beber 4 copos de água durante a refeição, já ganha um litro de água, quase a metade do que recomendam os especialistas. Outro truque para beber água sem lhe dar (quase) conta consiste em adicionar meio litro de suco ou de infusões para os seus pequenos-almoços.

Mito 2: Bebe só quando tiveres sede e receberá os fluidos que necessita.

Falso: a sentença pode servir para alguém muito sedentário, mas não para qualquer um que, mesmo que seja de forma ocasional, faça exercício. E é que, segundo apontam estudos recentes, perde líquido tão rápido que o cérebro não tem tempo de reagir. É mais, da Universidade de Maastricht, na Holanda, publicou recentemente um relatório que mostra que as mulheres perdem mais líquido, fazendo exercício do que os homens. Por tanto, uma hora antes de entrar na academia é aconselhável beber meio litro de água extra antes que o seu corpo comece a ficar desidratado.

Mito 3 : O café e o chá desidratam.

Falso:o Seu innegociable café da manhã é hidratante. Por quê? Porque o café é basicamente água, conservando o leite, se é que você tire um cortado ou um café com leite. O doutor Lawrance Armstrong, da Universidade de Connecticut, afirma que “as bebidas com cafeína não se desidratar, sempre e quando as consumas com moderação, que vem a ser um máximo de 5 cafés, chás ou bebidas com cafeína diários”. De fato, aponta Armstrong, qualquer líquido que ingieras, seja um suco, chá gelado ou um refrigerante, contribui para a saturação de células de seu corpo. Mas não se esqueça das calorias!

Mito 4: Beber água antes das refeições ajuda a perder peso.

Falso: A água que bebes antes ou durante uma refeição e não irá ajudá-lo a perder peso, e também não ajuda a que a comida saia mais rápido do corpo. A água e os sólidos não se misturam, e, portanto, a água sai muito rápido do estômago. O que sim se serviria é comer alimentos que contenham água, como frutas e legumes, que são digeridas no estômago e passam através dos intestinos, assim como o resto da comida, e isso faz com que você se sinta cheio, sem que sumes calorias à sua dieta. Se você beber água, apenas acalma a sede, enquanto que alimentos com água para saciar a fome e se hidratam ao mesmo tempo. Algumas ideias: sucos e peças de frutas como melão, pêssego, pepino e tomate. São pura água!

Mito 5: A água vitaminada é melhor que a água normal.

Falso: A água vitaminada pode conter mais nutrientes, como a vitamina C, mas isso não fará com que chegue mais rápido ao circuito sanguíneo do que o seria um custo padrão. Além disso, muitas destas águas vitaminadas não têm todas as vitaminas que o corpo precisa. Sem mencionar o açúcar que é adicionado para melhorar o sabor da água.

Mito 6: Os corredores de maratona precisam de bebidas esportivas, e o resto dos mortais, não.

Falso: Quando você suar muito, seu corpo perde sal e água através dos poros. Algumas bebidas servem para repor as duas coisas. E servem de igual para futebolistas de alto nível, como para ti, depois de uma tarde de corrida na praia. Além disso, o sódio nas bebidas esportivas ajuda a reter mais líquidos, o que faz com que come menos e se sentir melhor mais rápido.

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